A Coleção Pampa está organizada de acordo com uma ordem cronológica dos movimentos artísticos da arte argentina. Decidimos disponibilizá-la na web para que estudantes, pesquisadores e espectadores em geral possam acessar de maneira livre e gratuita. Nosso objetivo é contribuir para o conhecimento e difusão da arte argentina. Oferecemos um espaço para abrigar propostas curatoriais e atividades de extensão cultural para toda a comunidade no site denominado “Textos” de nossa página web.
A pandemia nos impôs o desafio de expandir a criatividade para novas possibilidades. Ao carregar a Coleção Pampa online, percebemos que poderíamos continuar com a atividade cultural de forma virtual. Essa modalidade nos permite convocar curadores de todo o mundo e criar exposições interativas. Foi assim que pensamos em organizar um ciclo de exposições, convidando diferentes curadores para dialogar com a coleção, trocando ideias e propostas. O que parecia ser um impedimento acabou se tornando um benefício, pois o formato online nos permitiu convidar diversos pesquisadores.
Inauguramos o Pop Up hospedando em nossa página web exposições no Ciclo: Variações curatoriais sobre a Coleção Pampa. Trata-se de uma série de exposições online curadas por convidados, onde cada um escolhe uma ou várias obras de um artista da coleção, com um enquadramento conceitual próprio. O ciclo inclui o catálogo, as obras selecionadas e um ciclo de conversas com Laura Batkis, curadora geral da Pampa.
Este ciclo é inaugurado pela historiadora de arte Karen Grimson, com uma mostra que explora a obra Azules y violetas (1961) de Sarah Grilo. Todo o material será exposto no Pop Up de forma aberta, livre e gratuita no site, como material de consulta. Nosso propósito é que este ciclo inicie um diálogo inclusivo com pesquisadores, curadores, estudantes, artistas e espectadores. Queremos difundir a arte argentina e estimular que outras coleções privadas possam se abrir para o conhecimento da arte de nosso país.
Laura Batkis
CURADURÍA